UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA PARA O USO DAS TDIC

  • Marcelo Esteves de Andrade
  • Alessandra Aparecida Viveiro
  • João Vilhete Viegas D' abreu

Resumo

O presente trabalho apresenta uma revisão da literatura em periódicos nacionais da área de ensino de ciências e ensino de física, sobre a temática da formação de professores de física para o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Ao todo foram 15 revistas consultadas. Foram encontrados 8 trabalhos que envolviam diretamente a temática da formação de professores de física para o uso das TDIC. Os artigos foram classificados em 3 categorias, conforme segue: 1)TDIC: Formação inicial de professores; 2)TDIC: Formação continuada e professores em exercício; 3)TDIC: Formadores de professores. A pesquisa foi realizada com artigos publicados até o mês de junho de 2019. A baixa quantidade de artigos encontrados mostra que a pesquisa nesta área específica ainda está num estágio inicial carecendo de mais estudos. A análise dos artigos mostra que não há uma convergência na pesquisa deste tema, mas também mostra as potencialidades das experiências formativas e as dificuldades encontradas na integração pedagógica das TDIC no contexto do ensino de física. 

Publicado
2020-08-28
Como Citar
ANDRADE, Marcelo Esteves de; VIVEIRO, Alessandra Aparecida; ABREU, João Vilhete Viegas D'. UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA PARA O USO DAS TDIC. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1540>. Acesso em: 26 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC