UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA PARA O USO DAS TDIC
Resumo
O presente trabalho apresenta uma revisão da literatura em periódicos nacionais da área de ensino de ciências e ensino de física, sobre a temática da formação de professores de física para o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Ao todo foram 15 revistas consultadas. Foram encontrados 8 trabalhos que envolviam diretamente a temática da formação de professores de física para o uso das TDIC. Os artigos foram classificados em 3 categorias, conforme segue: 1)TDIC: Formação inicial de professores; 2)TDIC: Formação continuada e professores em exercício; 3)TDIC: Formadores de professores. A pesquisa foi realizada com artigos publicados até o mês de junho de 2019. A baixa quantidade de artigos encontrados mostra que a pesquisa nesta área específica ainda está num estágio inicial carecendo de mais estudos. A análise dos artigos mostra que não há uma convergência na pesquisa deste tema, mas também mostra as potencialidades das experiências formativas e as dificuldades encontradas na integração pedagógica das TDIC no contexto do ensino de física.