O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE FÍSICA: MITOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Resumo
O mundo atual vive em constante mudança, o que exige uma capacidade de adaptação e ressignificação de papéis e das formas de trabalhar. Neste sentido, ainda que sejam conhecidos os benefícios advindos das novas tecnologias, também são conhecidas várias dificuldades que os professores têm para selecionar os tópicos e estratégias de acordo com a nova realidade tecnológica dos alunos. O objetivo deste trabalho é fornecer um breve panorama encontrado na literatura sobre as formas de pensar o uso das tecnologias no ensino de Física, procurando apontar, e discutir, alguns mitos criados sobre as potencialidades das tecnologias no ensino de Física, sobre os desafios encontrados na formação e orientar sobre reais possibilidades de uso das TDIC no ensino de Física. Para tal, usamos o TPACK como lente teórica para identificar e discutir componentes importantes no uso das TDIC na educação. Os achados apontam que alguns mitos geram insegurança nos docentes para o uso das TDIC. Contudo, as TDIC também oferecem vantagens únicas para o ensino no que diz respeito a visualizar fenômenos impossíveis, ou perigosos para uma sala de aula, tais como estudo da radioatividade ou observação de como um vírus se espalha. Além disso, permite planejar, construir e testar modelos, permitindo aos alunos interagirem e analisarem dados de forma análoga aos cientistas, fomentando a colaboração, a partilha de informações, mesmo remotamente, e entender melhor a forma de trabalho do cientista.