UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA DISCUTIR GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA, MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Resumo
O trabalho é referente a uma prática pedagógica desenvolvida em uma turma de segunda série do ensino médio de uma escola pública no Estado do Espírito Santo/Brasil. A Sequência Didática proposta foi estruturada no método dos Três Momentos Pedagógicos propostos por Delizoicov; Angotti e Pernambuco (2011). O planejamento dessa prática de ensino levou em consideração a reflexão acerca das temáticas relacionadas com à gravidez na adolescência e a prevenção das IST. Tratou-se de uma investigação qualitativa participante e a coleta de dados se deu durante o desenvolvimento da SD através das observações, das fotografias, das entrevistas por meio google forms, da construção dos diagramas, além das atividades realizadas pelos alunos. Os resultados desta intervenção apontam para a necessidade de no ensino de Ciências e Biologia discutir as inter-relações entre as explicações científicas e a tomada de decisão sobre temas práticos de importância social. Percebeu-se ao longo das atividades a importância de práticas pedagógicas que despertem o interesse dos alunos para a construção de conhecimentos que sejam relevantes para a vida pessoal e coletiva e que essa construção se dê por meio do diálogo e da investigação, onde o professor exerça a função de mediador e orientador da aprendizagem e que faça uso de recursos necessários para estimular a participação de todos, tornando a aprendizagem mais significativa.