O USO DO FÓRUM DE DISCUSSÃO NO PROGRAMA HÍBRIDO DE MENTORIA: ESPAÇO FORMATIVO DE MENTORAS E PROFESSORAS INICIANTES

  • Bruna Cury de Barros
  • Carolina Marini
  • Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali

Resumo

O presente trabalho aborda a utilização do fórum de discussão como ferramenta formativa em uma iniciativa de indução à docência chamada Programa Híbrido de Mentoria (PHM), coordenado por pesquisadoras de uma universidade pública. O PHM tem por objetivo auxiliar professores iniciantes por meio da mentoria, isto é, pelo apoio e acompanhamento de professoras experientes que atuam como mentoras. Para a realização deste artigo, utilizou-se dados provenientes de dois fóruns realizados em salas distintas na plataforma Moodle: o primeiro se referia a uma atividade formativa disponível às mentoras para que planejassem as suas ações de mentoria; já o segundo fórum foi criado pelas próprias mentoras com o intuito de discutirem em conjunto com as professoras iniciantes situações-problemas vivenciadas por elas na escola. Por meio de teóricos que discutem a formação de professores e o ensino híbrido, a análise dos dados indicou potencialidades do fórum no estabelecimento de uma interação colaborativa entre mentoras e professoras iniciantes, configurando-se como um ambiente capaz de proporcionar conhecimentos sobre a docência.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
BARROS, Bruna Cury de; MARINI, Carolina; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. O USO DO FÓRUM DE DISCUSSÃO NO PROGRAMA HÍBRIDO DE MENTORIA: ESPAÇO FORMATIVO DE MENTORAS E PROFESSORAS INICIANTES. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1545>. Acesso em: 19 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC