O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Resumo
O presente artigo apresenta um recorte de uma proposta desenvolvida com uma turma de nono ano, do Ensino Fundamental, em uma escola Municipal de Igrejinha/RS, que utilizou o aplicativo WhatsApp como uma estratégia para o ensino da Matemática, cujo objetivo foi contribuir para o aprimoramento de conceitos matemáticos, bem como desenvolver a autonomia e responsabilidade dos alunos em relação aos estudos, buscando explorar as potencialidades do aplicativo como um diferencial para o saber. Para tanto, utilizou-se como aporte teórico pesquisas sobre o uso de Tecnologias Digitais como apoio ao processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho teve um enfoque qualitativo, apresentando um relato de experiência que descreve as etapas realizadas durante a proposta e o desempenho do grupo de pesquisa frente as atividades, cujos resultados apontam possibilidades para a construção de conhecimentos matemáticos, utilizando-se de materiais pedagógicos em ambientes de interação virtual. Foi possível verificar oportunidades e desafios, ao utilizar-se das Tecnologias Digitais disponíveis, mudando a forma de pensar e oportunizando novas alternativas para a construção do saber.