USO DA FERRAMENTA DIGITAL KAHOOT COMO ESTRATÉGIA PARA AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
Este trabalho tem a intenção de analisar as contribuições do uso da ferramenta digital Kahoot como estratégia para avaliação no Ensino Superior. Estudo, este, feito, por meio de pesquisa bibliográfica, a partir da qual se fez análise da opinião de vários autores sobre o tema abordado. Autores como Dellos, Correia, Chaves, Freire, Araújo, entre outros, que proporcionaram subsídios para este estudo. Na introdução é apresentado o tema em estudo, cujo objetivo geral é a análise do potencial do uso da ferramenta digital como estratégia para verificação da aprendizagem no Ensino Superior. Para alcançar tal objetivo foi feito levantamento bibliográfico, análise, interpretação dos resultados e opiniões de diferentes autores. Foi, também, apresentada a relevância dessa pesquisa, que é a busca incessante de recursos ou estratégias para proporcionar aos docentes e discentes uma prática avaliativa diferenciada, divertida, motivadora e prazerosa fazendo com que a avaliação venha, efetivamente, cumprir com seu papel - educar e não classificar o discente. Assim, fugindo do processo avaliativo tradicional, ainda, muito presente nas Instituições de Ensino Superior (IES). Ao longo do desenvolvimento foi apresentado o conceito e alguns tipos de avaliação, a opinião de autores sobre o uso da ferramenta Kahoot e como esta auxilia o processo de avaliação no Ensino Superior. Nele é explicado o que é o Kahoot, como utilizá-lo e quais recursos ele disponibiliza ao seu usuário. Os resultados mostraram a forte contribuição desse recurso tecnológico como motivação, envolvimento, divertimento, engajamento, satisfação nos educandos durante a avaliação, contribuindo, dessa maneira, para o bom rendimento dos discentes.