O VÍDEO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA
Resumo
O objeto de estudo desse artigo é investigar a contribuição do vídeo enquanto recurso pedagógico para apropriação de conceitos matemáticos por um grupo de alunos dos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa se desenvolveu segundo abordagem qualitativa, na modalidade de estudo de caso. Os dados para análise foram gerados por meio de diferentes instrumentos de coleta, quais sejam, a plataforma Google Classroom, registros fotográficos e em vídeo, notas de campo, questionário, diário de bordo dos alunos, observação participante, além das rodas de conversa. A análise dos dados se concretizou com base na Triangulação dos Métodos de investigação. Os resultados demonstraram que se o vídeo for utilizado adequadamente pelos professores em sua prática pedagógica nas aulas de Matemática, contribuirá com a compreensão dos conceitos matemáticos inerentes aos alunos dos anos finais do ensino fundamental de forma autônoma, ainda que mediado pelos professores; além do mais, contribuirá para motivar nos alunos o interesse pela aprendizagem, incentivar a aplicação da matemática no cotidiano, instigar nos alunos o gosto e o interesse pela matemática e por fim, amenizar as dificuldades apresentadas pelos alunos em relação à disciplina.