O WHATSAPP COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM DA ESCRITA COLABORATIVA
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o alcance do WhatsApp Messenger como recurso de aprendizagem em práticas de escrita colaborativa desenvolvidas por graduandos de Letras de uma universidade pública. Trata-se de um recorte de uma pesquisa maior, de abordagem qualitativa com perspectiva etnográfica, que visa estudar as relações entre práticas de ensino-aprendizagem da escrita colaborativa e uso de tecnologias digitais. Os aportes teóricos contemplam estudos sobre escrita colaborativa e pesquisas sobre o uso de tecnologias digitais na educação. Os dados constituem registros de conversas digitalizadas realizadas por graduandos de Letras-Português em uma disciplina de leitura e produção de textos, durante o ano de 2019. As análises revelam que, por se tratar de uma prática de letramento vernacular muito próxima da realidade dos estudantes, a conversa de WhatsApp pode se constituir numa poderosa ferramenta para o ensino-aprendizagem da escrita colaborativa, interferindo positivamente na formação de professores de língua portuguesa e fornecendo ao docente um interessante campo para investigações acerca de aspectos metodológicos de seu trabalho.