USO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: MY QUÍMICA LAB - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Mariana de Lourdes Almeida Vieira

Resumo

Jogos digitais podem desempenhar um importante papel como mediadores do processo de construção do conhecimento no ensino de Ciências. O uso deste recurso tecnológico, que agrega fatores como diversão, prazer, habilidades e conhecimentos, vem crescendo nas últimas décadas. Apesar de os documentos oficiais propostos para a Educação Básica brasileira orientarem a utilização de atividades lúdicas, não há diretrizes de como esse trabalho deve ser pedagogicamente estruturado. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi avaliar como o jogo digital My Química Lab pode contribuir para a aprendizagem de Química Orgânica, investigando-se as contribuições propiciadas pela experiência com o jogo por meio da análise da percepção de estudantes do ensino médio ao usar este recurso. Foi possível verificar que o jogo auxiliou na compreensão e no aprendizado de conceitos relacionados à Química Orgânica, além de ter revelado o interesse dos estudantes em participar de atividades lúdicas durante as aulas. Ressaltase ainda que desenvolver e selecionar jogos digitais que possam ser utilizados para o ensino de Ciências se apresenta como um grande desafio ao professor. Resultados satisfatórios relacionados à esta prática dependem não somente do jogo em si, mas também da forma como o docente planeja e conduz esta atividade.  

Publicado
2020-08-28
Como Citar
VIEIRA, Mariana de Lourdes Almeida. USO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: MY QUÍMICA LAB - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1550>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC