OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DE FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

  • Vinícius dos Reis Costa
  • Carlos Roberto da Silveira Junior

Resumo

Muitos são os desafios que podem ser encontrados pelos professores para ensinar, de forma prática, conceitos relacionados ao ensino das exatas. A maioria dos professores do ensino fundamental I ao apresentar conceitos de física, inclusos na matéria de ciências, não realiza atividades práticas por não conhecer alternativas simples e de baixo-custo. Esse artigo tem como objetivo apresentar uma alternativa de metodologia de ensino baseada em objetos de aprendizagem para o estudo de física no ensino fundamental I. Para tanto, foram construídos objetos de aprendizagem, utilizando lixo eletrônico, com foco em máquinas simples e eletricidade. Os objetos desenvolvidos foram apresentados a alunos do quinto ano do ensino fundamental de escola pública em uma atividade interativa com o intuito de estimular a curiosidade dos alunos pelos fenômenos físicos que ocorrem em seu dia a dia. Como resultado, foi observado que é possível através de objetos de baixo ou nenhum custo, a construção de objetos de aprendizagem. Foi observada a importância da apresentação dos equipamentos produzidos, de forma a instigar os alunos a entenderem de maneira mais prática a ocorrência de fenômenos físicos e a desafiar o professor no preparo de uma atividade extracurricular.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
COSTA, Vinícius dos Reis; JUNIOR, Carlos Roberto da Silveira. OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DE FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1551>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC