USO DE REDE SOCIAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE FÍSICA

  • Ariane Baffa Lourenço
  • RAFAELLA DE SOUZA MATOZO WOLFF
  • Glaucia Grüninger Gomes Costa
  • André Luis de Jesus Pereira
  • Alessandra ElisaCaccia Souza

Resumo

Neste trabalho investigamos o uso da rede social como uma ferramenta de apoio a resolução de casos investigativos no ensino de Física. Os dados provêm de uma investigação sobre o uso do método de estudo de caso para o ensino dos conceitos de Reflexão e Refração da luz a alunos do Ensino Médio. As atividades foram realizadas em sala de aula e na rede social. As postagens dos alunos e do professor foram organizadas e interpretadas com base na metodologia de análise de conteúdo. Os resultados mostram que a rede social contribuiu na comunicação, entre alunos e alunos-professor, para a execução colaborativa da resolução do caso e serviu como um repositório para o compartilhamento de materiais. Além disso, tal ferramenta teve uma boa aceitação dos alunos como uma opção de ensino para além da sala de aula.  

Publicado
2020-08-28
Como Citar
LOURENÇO, Ariane Baffa et al. USO DE REDE SOCIAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE FÍSICA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1552>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC