OBJETOS DIGITAIS DE META-APRENDIZAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DE TEXTOS MULTIMODAIS

  • Róger Sullivan Faleiro
  • Kári Lúcia Forneck
  • Carolina Taís Werlang

Resumo

Neste trabalho, relatamos o percurso inicial de produção de um Objeto Digital de Metaaprendizagem Multimodal (ODM), que se fundamenta nos princípios conceituais de compreensão leitora (MORAIS, 2013; COLTHEART, 2013), de metacognição (KATO, 1990; WOLF, 2019) e de multimodalidade (ZACHARIAS, 2016; COSCARELLI, 2016). Esse objeto digital faz parte de uma coletânea que está sendo produzida para estudantes do Ensino Superior, mais especificamente, do componente curricular Leitura e Produção de Textos, de uma universidade do sul do Brasil. Essa coletânea tem o propósito de servir de material didático para o aprimoramento da compreensão leitora de textos multimodais nesse nível de ensino e servirá também, numa etapa subsequente da pesquisa, para a avaliação do percurso inferencial de leitura em textos digitais de natureza multimodal. Intenciona-se, com esse material didático digital, contribuir nos estudos do processamento da leitura em ambientes digitais, de um lado, e, de outro, na qualificação da produção de material didático digital para o Ensino Superior.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
FALEIRO, Róger Sullivan; FORNECK, Kári Lúcia; WERLANG, Carolina Taís. OBJETOS DIGITAIS DE META-APRENDIZAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DE TEXTOS MULTIMODAIS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1553>. Acesso em: 19 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC