OBJETOS DIGITAIS DE META-APRENDIZAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DE TEXTOS MULTIMODAIS
Resumo
Neste trabalho, relatamos o percurso inicial de produção de um Objeto Digital de Metaaprendizagem Multimodal (ODM), que se fundamenta nos princípios conceituais de compreensão leitora (MORAIS, 2013; COLTHEART, 2013), de metacognição (KATO, 1990; WOLF, 2019) e de multimodalidade (ZACHARIAS, 2016; COSCARELLI, 2016). Esse objeto digital faz parte de uma coletânea que está sendo produzida para estudantes do Ensino Superior, mais especificamente, do componente curricular Leitura e Produção de Textos, de uma universidade do sul do Brasil. Essa coletânea tem o propósito de servir de material didático para o aprimoramento da compreensão leitora de textos multimodais nesse nível de ensino e servirá também, numa etapa subsequente da pesquisa, para a avaliação do percurso inferencial de leitura em textos digitais de natureza multimodal. Intenciona-se, com esse material didático digital, contribuir nos estudos do processamento da leitura em ambientes digitais, de um lado, e, de outro, na qualificação da produção de material didático digital para o Ensino Superior.