OS CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

  • Marina Kurotusch Canettieri
  • Jordana de Castro Paranahyba Balduino
  • Soraya Vieira Santos

Resumo

Em vista a exigência da BNCC de trabalhar competências socioemocionais nos currículos de educação básica, levantou-se questionamentos sobre os desafios a serem enfrentados na efetivação do novo quesito. Dentre esses desafios está a capacitação de professores já inseridos no mercado de trabalho, através de cursos de formação continuada. Ante o cenário de adaptação das escolas e dos profissionais da educação, preocupa-se com a visão dualista razão x emoção que tem sido herdada historicamente, bem como a tendência de instrumentalizar as emoções a fim de servir a interesses de ordem políticoeconômica. Portanto, o presente trabalho objetiva, de maneira geral, investigar o currículo de cursos de formação continuada de educação socioemocional, esmiuçando suas bases epistemológicas e suas concepções de educação. Para tanto, está sendo realizada a pesquisa eletrônica com o intuito de alcançar os cursos fornecidos pelo MEC e anunciados na plataforma Google, são considerados tanto cursos presenciais quanto cursos a distância, de curta e longa duração. Após o levantamento de dados, serão escolhidos cinco cursos cujas características sejam relevantes para a discussão da educação socioemocional no contexto público e privado no atual contexto sócio-político. Acompanhar os cursos oferecidos e examinar suas bases teóricas é colaborar com as discussões sobre a formação de professores, suas atuações e, de maneira geral, é acrescentar aos debates acerca dos rumos da educação brasileira.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
CANETTIERI, Marina Kurotusch; BALDUINO, Jordana de Castro Paranahyba; SANTOS, Soraya Vieira. OS CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1554>. Acesso em: 15 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC