USO DE TECNOLOGIA NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE UMA OFICINA DE LÍNGUA ESPANHOLA
Resumo
As ferramentas tecnológicas voltadas para o ensino/aprendizagem de línguas estão cada vez mais presentes no cotidiano de boa parte dos estudantes e incluí-las no ambiente escolar torna o aprendizado dinâmico, atrativo e mais próximo da realidade dos mesmos. Dito isso, buscamos com este artigo discutir o uso da ferramenta tecnológica TRELLO no contexto do programa Residência Pedagógica, especificamente, na oficina: “Discriminación: Causas, Consecuencias y Combate – Concientización acerca de los prejuicios”. A oficina foi ofertada durante o primeiro semestre do ano de 2019 a estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de uma escola pública de Assis/SP. Elaboramos os encontros a partir da metodologia de projetos, a qual consiste em reconhecer os interesses dos participantes e construir propostas colaborativas que busquem responder a tais anseios. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos os relatórios realizados pela aluna-professora, relatos dos alunos da oficina e algumas fotos das atividades desenvolvidas no aplicativo. Ademais, pautamos nossas discussões em Veiga-Neto (2011) quando discutimos a importância de modelos ativos na educação e em Prensky (2010) ao mencionar a presença da tecnologia no processo de ensino/ aprendizagem. Por fim, como resultado apresentamos a produção de um pequeno livro.