USO DE TECNOLOGIA NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE UMA OFICINA DE LÍNGUA ESPANHOLA

  • Ariadne Beatriz Ávila
  • Edson Luis Rezende Junior

Resumo

As ferramentas tecnológicas voltadas para o ensino/aprendizagem de línguas estão cada vez mais presentes no cotidiano de boa parte dos estudantes e incluí-las no ambiente escolar torna o aprendizado dinâmico, atrativo e mais próximo da realidade dos mesmos. Dito isso, buscamos com este artigo discutir o uso da ferramenta tecnológica TRELLO no contexto do programa Residência Pedagógica, especificamente, na oficina: “Discriminación: Causas, Consecuencias y Combate – Concientización acerca de los prejuicios”. A oficina foi ofertada durante o primeiro semestre do ano de 2019 a estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de uma escola pública de Assis/SP. Elaboramos os encontros a partir da metodologia de projetos, a qual consiste em reconhecer os interesses dos participantes e construir propostas colaborativas que busquem responder a tais anseios. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos os relatórios realizados pela aluna-professora, relatos dos alunos da oficina e algumas fotos das atividades desenvolvidas no aplicativo. Ademais, pautamos nossas discussões em Veiga-Neto (2011) quando discutimos a importância de modelos ativos na educação e em Prensky (2010) ao mencionar a presença da tecnologia no processo de ensino/ aprendizagem. Por fim, como resultado apresentamos a produção de um pequeno livro.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
ÁVILA, Ariadne Beatriz; JUNIOR, Edson Luis Rezende. USO DE TECNOLOGIA NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE UMA OFICINA DE LÍNGUA ESPANHOLA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1555>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC