OS DESAFIOS DA AVALIAÇÃO EM TEMPOS DE ENSINO A DISTÂNCIA
Resumo
A avaliação é parte integrante da nossa vida. Constantemente somos envolvidos em situações que exigem de nós uma tomada de posição, um juízo de valor que nos possibilitam planejar melhor nossas ações ou mesmo reorganizar um trajeto previamente estabelecido. E, em tempos de ensino à distância, o professor é mais solicitado a apresentar soluções criativas para acompanhar o processo de ensino e aprendizagem de seus alunos. Este texto é parte integrante de uma pesquisa maior sobre avaliação das aprendizagens. Seu objetivo geral é compreender as dinâmicas dos ambientes virtuais e como eles afetam a compreensão dos propósitos avaliativos. O estudo, de cunho qualitativo, foi feito por meio de pesquisa bibliográfica e traz os seguintes autores como referência: Ferreira (2019); Vaccari e Onofre (2010); Maciel (2018); Bianchi e Araújo (2018). Os resultados preliminares apontam para o uso da avaliação formativa como instrumento que melhor se adequa a esta modalidade de ensino e ajuda professor e aluno no processo formativo.