OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO TÉCNICA NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO EM TEMPOS DE COVID-19
Resumo
O ano de 2020 foi marcado pela COVID-19. Assim, instituições de educação interromperam as atividades presenciais exigindo a proposição de estratégias para continuidade do processo de ensino e aprendizagem. Os cursos técnicos, em destaque os promovidos pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), por suas características de exercício da prática, foram muito prejudicados. A conjuntura exigiu medidas que contemplem a transição do modelo de Educação presencial para a distância. Este trabalho busca compreender como o uso de tecnologias digitais foram implementadas, em caráter de urgência, no IFSP; quais seus impactos tecnológicos e pedagógicos e como se deu a adaptação à Educação a Distância (EaD) e às Tecnologias de Informação e Comunicação (TDICs). Uma pesquisa realizada pelo IFSP, através da aplicação de questionários aos seus docentes e discentes, para avaliar a situação de seus estudantes e servidores e levantar informações acerca das condições da comunidade escolar sobre o acesso as TDICs, demonstra que os principais desafios a serem enfrentados para implantação de atividades não presenciais é institucionalizar tais atividades e sua contabilização para cumprimento da carga horária de seus cursos; capacitar seu corpo docente para utilização das TDICs e oferecer meios para que seus alunos e professores tenham condições de acesso e acompanhamento das atividades não presenciais.