OS DESAFIOS DE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA EAD
Resumo
O crescimento dos cursos na modalidade educacional a distância no Brasil, tem ocorrido de forma múltipla e veloz, sejam eles de extensão, pós graduação ou graduação. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar quais as dificuldades e possibilidades, encontradas para o desenvolvimento de um curso de graduação de Licenciatura em Biologia a distância, de uma universidade estadual do estado da Bahia, com uma proposta curricular pedagógica interdisciplinar. Para sustentação teórica trabalhou-se com o Projeto Político Pedagógico e a Proposta Curricular do curso, e autores como Fazenda (2009), Luck (1999), Saviani(2001 ), Peters (2010) e Valadares(2011) e outros. O método utilizado foi a pesquisa qualitativa descritiva, que teve como instrumentos de coleta de dados a observação e o questionário aberto. Os grupos pesquisados categorizados foram os Coordenadores de Turma, Coordenadores de Tutoria e Tutores. Constatou-se que os maiores desafios encontrados são a falta de formação dos professores em Educação a distância e as dificuldades trazidas de uma formação disciplinar, que interfere diretamente no planejamento das atividades e avaliação deste professor dentro de uma proposta pedagógica e curricular interdisciplinar , e a dificuldade de desenvolvimento da autonomia dos alunos.