UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMA DE LEITURA DIGITAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Resumo
Esse artigo é fruto de projeto escolar colocado em prática entre janeiro e março de 2020, que teve como objetivo a leitura de materiais, por meio de uma plataforma digital, sobre temas diversificados relacionados ao ensino de Geografia O público-alvo foram estudantes do Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio de cinco colégios particulares, situados em São Paulo-SP e Jundiaí-SP, que integram um sistema de ensino filantrópico. Foram indicados sete materiais de leitura aos alunos, sendo um para cada ano/série, respeitando a faixa etária e o segmento escolar das turmas. Como avaliação dessa atividade, as crianças e adolescentes tiveram que viabilizar algumas produções (textual, cartográfica, digital e/ou artística) a partir das leituras realizadas. Os resultados quali-quantitativos aqui apresentados estão divididos em dois grupos, sendo que o primeiro diz respeito ao percentual médio de acesso e leitura aos materiais na plataforma digital, enquanto que o segundo corresponde às diferentes produções confeccionadas e entregues pelos alunos. Sobre o acesso aos materiais de leitura, o resultado ficou em pouco mais de 50%, revelando a baixa participação geral dos discentes. Entretanto, aqueles que participaram entregaram produções interessantes e qualificadas, demonstrando a eficiência de um aprendizado significativo, diferenciado, criativo e contextualizado ao atual momento de disseminação das tecnologias de informação e comunicação no contexto escolar.