É O PROFESSOR IMPORTANTE NA ELABORAÇÃO DOS PROJETOS DE VIDA DOS JOVENS ALUNOS SEGUNDO SUAS PERCEPÇÕES? ANÁLISE PELO MÉTODO DE REPRESENTAÇÃO DE INTERAÇÃO DE FORÇAS E SUAS COMPONENTES
Resumo
O presente artigo objetiva acessar a percepção de jovens referente ao suporte e à importância do professor junto à elaboração de seus projetos de vida. Tal estudo originouse de uma pesquisa qualitativa mais ampla sobre a percepção de oito alunos do terceiro ano do ensino médio, quatro do sexo masculino e quatro do sexo feminino, de uma escola pública estadual da periferia de Salvador e de dois egressos, um do sexo masculino e um do sexo feminino. A importância do professor foi acessada pelo método de representação de forças em interação e de suas componentes, construído a partir do espaço vital conforme a teoria de Kurt Lewin combinada com a 1ª lei de Newton, a lei da inércia. Tal importância foi percebida por todos os alunos e ultrapassaram as associadas às aulas ministradas, passando por questões relacionais e afetivas, tendo um sólido significado em seus caminhos. A confiança percebida por parte dos alunos, dada pelos professores neste intento, associada a outras forças, geraram possibilidades de mobilizações destes jovens em seus espaços vitais em direção aos seus sonhos / projetos de vida. Palavras-chave: jovens alunos; professor; projeto de vida.