OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL: APLICABILIDADE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

  • Ademir Hilário de Souza
  • Ana Paula Borges de Souza
  • Lidiane Silva Torres

Resumo

A pesquisa tem como foco compreender os desafios enfrentados pelos professores na oferta do ensino básico a distância, ao utilizar a Tecnologia digital da informação e comunicação como ferramenta interdisciplinar na prática pedagógica. Aplicada no universo pedagógico, as técnicas de ensino são componentes operacionais dos métodos de ensino que, por sua vez, estão vinculados a um ideário do método de ensinar, e é isso que possibilita torna-las concretas, caso contrário seria apenas objeto de formalismo. Pensando isso, propomos analisar de que maneira as ferramentas pedagógicas, como o recurso da tecnologia aliado a aplicativos educacionais podem ajudar no processo de ensino aprendizagem e na prática pedagógica inclusiva. Portanto, trata-se de um estudo qualitativo de natureza descritiva-exploratória que nos conduz a construir uma base reflexiva e argumentativa ancorada em material empírico específico para compreendermos: é possível promover novas possibilidades e práticas pedagógicas inclusivas em tempos de isolamento social? Identificamos, num primeiro momento, que se por um lado, as tecnologias digitais possibilitam a continuação do ano letivo de forma remota e a distância para alguns, por outro lado, as TDIC não tem possibilitado a inclusão de todos ao ensino remoto.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SOUZA, Ademir Hilário de; SOUZA, Ana Paula Borges de; TORRES, Lidiane Silva. OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL: APLICABILIDADE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1563>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC