EAD E O SISTEMA DE AUTORIA NA WEB RÁDIO

  • Arisnaldo Adriano Da Cunha
  • Fabrícia Cristiane Guckert
  • Cláudio de Musacchio

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal, demonstrar, a partir da intervenção pedagógica, como alunos do ensino médio podem desenvolver maior autoria na produção de conteúdos escolares através do uso da tecnologia de web rádio e da metodologia promovida pelo EAD. Ademais, relata na prática, como os estudantes, distribuídos em pequenos grupos, construíram atividades educacionais, utilizando a comunicação a distância, realizando pesquisas na Internet, construindo roteiros e produzindo áudios numa narrativa lúdica, criativa e significativa na modalidade de rádio. A metodologia utilizada foi a pesquisa ação, com instrumento de coleta de informações dos alunos referente a experiência. Para a análise dos dados foi utilizado indicadores e métricas para a identificação de autoria, que busca em (SILVA, 2006; SANTOS, 2016; DEMO,2015; PRETTO,2013), o seu marco teórico. A prática pedagógica, mobilizou todos os segmentos da escola a melhorar o sinal da internet; implementar novas formas de aprender e ensinar; oportunizar desenvolvimento da comunicação; aumentar a participação dos estudantes nas atividades escolares e divulgar informações e a cultura da região. PALAVRAS-CHAVE: Autoria; Web rádio; EAD; produção de áudios.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
CUNHA, Arisnaldo Adriano Da; GUCKERT, Fabrícia Cristiane; MUSACCHIO, Cláudio de. EAD E O SISTEMA DE AUTORIA NA WEB RÁDIO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1564>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC