EAD NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PERCEPÇÃO DOCENTE DAS TDICS E SUA FORMAÇÃO EM ÉPOCA DE CORONAVÍRUS

  • Kheronn Khennedy Machado
  • LISMEIRE FABRO DE ASSIS

Resumo

Com a pandemia do Covid-19 que assola o mundo em 2020, obrigando o distanciamento social e a quarentena, redes de ensino formularam às pressas, estratégias para evitar a suspensão total do calendário escolar. No estado do Paraná não foi diferente. A transmissão de aulas pela TV e Youtube foi uma das ações, assim como o uso de aplicativos e plataformas para interação professor-aluno. Essa pesquisa tem como objetivo, apontar a percepção dos docentes nesse momento, em relação a sua formação e experiência com tecnologias digitais, já que a atuação do professor é decisiva na viabilização do processo de aprendizagem (MORAN, 2018). Em pesquisa realizada com 81 professores, os resultados mostraram que 72,8% nunca tiveram formação para trabalhar com nenhuma plataforma de ensino à distância e que 77,8% acreditam que sua formação/experiência tem impacto na interação com o aluno. O estudo sugere que formações em tecnologias digitais devem ser uma constante no planejamento de políticas públicas voltadas à docência. Palavras-chave: Plataformas. Formação continuada. Recursos digitais.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
MACHADO, Kheronn Khennedy; ASSIS, LISMEIRE FABRO DE. EAD NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PERCEPÇÃO DOCENTE DAS TDICS E SUA FORMAÇÃO EM ÉPOCA DE CORONAVÍRUS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1565>. Acesso em: 13 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC