EAD NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PERCEPÇÃO DOCENTE DAS TDICS E SUA FORMAÇÃO EM ÉPOCA DE CORONAVÍRUS
Resumo
Com a pandemia do Covid-19 que assola o mundo em 2020, obrigando o distanciamento social e a quarentena, redes de ensino formularam às pressas, estratégias para evitar a suspensão total do calendário escolar. No estado do Paraná não foi diferente. A transmissão de aulas pela TV e Youtube foi uma das ações, assim como o uso de aplicativos e plataformas para interação professor-aluno. Essa pesquisa tem como objetivo, apontar a percepção dos docentes nesse momento, em relação a sua formação e experiência com tecnologias digitais, já que a atuação do professor é decisiva na viabilização do processo de aprendizagem (MORAN, 2018). Em pesquisa realizada com 81 professores, os resultados mostraram que 72,8% nunca tiveram formação para trabalhar com nenhuma plataforma de ensino à distância e que 77,8% acreditam que sua formação/experiência tem impacto na interação com o aluno. O estudo sugere que formações em tecnologias digitais devem ser uma constante no planejamento de políticas públicas voltadas à docência. Palavras-chave: Plataformas. Formação continuada. Recursos digitais.