UTILIZAÇÃO DO DOSVOX NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM EM SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL

  • Cleane Nascimento Silva Rocha
  • Emerson Cordeiro Morais
  • Fábio Correia de Rezende

Resumo

Este trabalho é oriundo do trabalho de conclusão, em andamento, de graduação Licenciatura em Computação, e objetiva analisar o processo de desenvolvimento de alunos deficientes visuais com uso do recurso de tecnologia assistiva Dosvox, em escola pública em Itinga do Maranhão-MA. Na primeira fase, professores participarão de três oficinas pedagógicas em formação continuada, para conhecimento técnico e prático do sistema Dosvox. Na segunda fase, haverá elaboração de planos de aulas para desenvolvê-los na sala de recursos multifuncionais. Na terceira e última fase, professores e alunos, sujeitos da pesquisa, serão entrevistados e responderão a questionários semiestruturados para a sequência da coleta de dados. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho aplicado e com um estudo de caso. Ao final da pesquisa em andamento, esperamos apresentar a formação continuada para professores da sala de recursos multifuncionais como necessária para aquisição de conhecimentos técnicos frente aos recursos tecnológicos e assim, atingir especificamente a aprendizagem de alunos com deficiência visual no contexto da educação especial.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
ROCHA, Cleane Nascimento Silva; MORAIS, Emerson Cordeiro; REZENDE, Fábio Correia de. UTILIZAÇÃO DO DOSVOX NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM EM SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1566>. Acesso em: 19 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC