UTILIZAÇÃO DO DOSVOX NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM EM SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL
Resumo
Este trabalho é oriundo do trabalho de conclusão, em andamento, de graduação Licenciatura em Computação, e objetiva analisar o processo de desenvolvimento de alunos deficientes visuais com uso do recurso de tecnologia assistiva Dosvox, em escola pública em Itinga do Maranhão-MA. Na primeira fase, professores participarão de três oficinas pedagógicas em formação continuada, para conhecimento técnico e prático do sistema Dosvox. Na segunda fase, haverá elaboração de planos de aulas para desenvolvê-los na sala de recursos multifuncionais. Na terceira e última fase, professores e alunos, sujeitos da pesquisa, serão entrevistados e responderão a questionários semiestruturados para a sequência da coleta de dados. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho aplicado e com um estudo de caso. Ao final da pesquisa em andamento, esperamos apresentar a formação continuada para professores da sala de recursos multifuncionais como necessária para aquisição de conhecimentos técnicos frente aos recursos tecnológicos e assim, atingir especificamente a aprendizagem de alunos com deficiência visual no contexto da educação especial.