OS IMPACTOS DAS AULAS ON-LINE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA REGIÃO AMAZÔNICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • Andréa Souza de Albuquerque
  • Márcia Cristina dos Santos Bandeira
  • Tadeu Oliver Gonçalves

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar as principais dificuldades vivenciadas por licenciandos durante seu processo de formação inicial em uma instituição privada de ensino superior quando da utilização exclusiva de aulas on-line, decorrente da necessidade de isolamento social causada pela pandemia de COVID-19, na região Amazônica, em Belém/Pará. A abordagem da pesquisa é qualitativa, com a utilização de um questionário semiestruturado (misto), além da realização de pesquisa bibliográfica e documental e, de análise de normas legais que regulamentaram o ensino neste período de pandemia. Os resultados permitem apresentar o perfil dos estudantes e detectar três categorias de dificuldades apontadas: a) as questões psicológicas e emocionais ocasionadas por problemas de saúde devido ao contexto da pandemia; b) as condições socioeconômicas dos estudantes, a falta de recursos financeiros; e c) a falta de domínio no uso da plataforma, com a mudança da metodologia de ensino.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
ALBUQUERQUE, Andréa Souza de; BANDEIRA, Márcia Cristina dos Santos; GONÇALVES, Tadeu Oliver. OS IMPACTOS DAS AULAS ON-LINE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA REGIÃO AMAZÔNICA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1570>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC