OS MULTILETRAMENTOS E AS TDIC PARA REPENSAR E TRANSFORMAR AS PRÁTICAS EM SALA DE AULA
Resumo
Esta investigação traz um recorte do projeto de pesquisa do doutorado em andamento em uma universidade particular da capital de São Paulo. A pesquisa investiga, dentre outros aspectos: Como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) usadas por meio da Pedagogia dos Multiletramentos permitiu aos alunos transformarem suas práticas pedagógicas? Trata-se de uma pesquisa crítica de colaboração (PCCol), estruturada metodologicamente como pesquisa de intervenção formativa que permite a transformação intencional do contexto, por meio da busca por soluções compartilhadas. Para tanto, está sendo desenvolvida de forma qualitativa, apoiada em pesquisa bibliográfica e na análise das ações já realizadas com os alunos, monitores e a professora em uma disciplina, ministrada durante o primeiro semestre de 2019, num curso do mestrado profissional na mesma universidade. Cabe ressaltar, que a pesquisadora, também fez parte do grupo de monitores da disciplina. Partindo dos conceitos que constituem a Pedagogia dos Multiletramentos: Multiculturalidade, Multimodalidade e Múltiplas Mídias, instigamos reflexões a partir da prática pedagógica dos alunos sobre a importância da incorporação das TDIC às suas práticas para o redimensionar os espaços de ensinar e aprender. Contribuímos para novas possibilidades de atuação em sala de aula e para a compreensão da integração das TDIC aos objetivos dos professores.