OS RECURSOS TECNOLÓGICOS E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este trabalho trata de possíveis contribuições das mídias digitais na Educação Infantil com crianças que pertencem à primeira infância. A eficácia no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil está subordinada aos diversos fatores e propostas que objetivam contribuir para a promoção do ensino. As mídias como recursos educacionais podem colaborar para esse processo, pois as novas tecnologias incentivam os alunos no prazer em aprender e favorece o ensino e a aprendizagem. Deste modo, este trabalho propôs a utilização das mídias audiovisuais como ferramentas na promoção do desenvolvimento da linguagem (escuta, fala, pensamento e imaginação) e da comunicação em 20 crianças com idade de 5 a 5 anos e 11 meses que frequentam uma escola municipal de Educação Infantil. O objetivo foi promover experiências através das mídias digitais ampliando a aprendizagem, através de jogos interativos, vídeos e áudios com histórias infantis e cantigas. A metodologia utilizada foi uma pesquisa participante, por meio de observação e diário de campo. Os resultados evidenciam a possiblidade de inserção das tecnologias digitais, no campo da educação como um importante instrumento na construção do conhecimento significativo a criança, considerando-a como sujeito singular na aprendizagem, devendo ser respeitada em seu desenvolvimento. Neste sentido, é preciso planejar a prática pedagógica, considerando as características e necessidades da criança, onde o papel do professor é de mediador.