EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: A FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PÓSGRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA DA UEMA/ UEMANET SOB O OLHAR DO TUTOR A DISTÂNCIA
Resumo
A EAD é vista como protagonista no cenário nacional, pois culmina com as necessidades emergenciais da atualidade. Para tanto, exige reflexões referentes às experiências acadêmicas desenvolvidas nessa modalidade de ensino. Assim, o objetivo geral desse trabalho consiste em analisar a formação de professores no âmbito da Educação à distância, vislumbrando a visão do tutor que mediou o processo de ensino e aprendizagem durante o curso de educação especial e inclusiva. Mais especificamente, reconhecer a formação docente como possibilidades de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais; identificar os desafios enfrentados pelo tutor no âmbito da mediação pedagógica na EaD. Para tanto, utilizou-se pesquisa bibliográfica e de campo com uma (tutora) egressa que mediou o curso de pós-graduação em educação especial e inclusiva oferecido pela UEMA/UEMAnet, tendo como instrumento de coletas de dados revisão bibliográfica e entrevista semiestruturada. Em relação às analises, os dados receberam uma abordagem qualitativa descritiva. Os resultados indicam que as tecnologias digitais promovem a expansão da educação, bem como a democratização de saberes e acesso aos bens culturais. Porém, a EaD demanda o uso eficiente de diversos recursos tecnológicos, aliados à uma equipe capacitada para atuar nessa modalidade de ensino. Palavras chaves: Aprendizagem. Ensino. Formação. Tecnologia. Tutor.