EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTRATÉGIAS DE ENSINO E ESTUDO RESSIGNIFICANDO AS APRENDIZAGENS E A PRESENCIALIDADE

  • Cleonice Pereira do Nascimento Bittencourt
  • Analva Passos
  • Carlos Bittencourt
  • Rogério Cordova

Resumo

Os elementos e estratégias utilizados para estudar são fundamentais ao sucesso do ensino e aprendizagem na modalidade presencial ou a Distância. O trabalho traz resultados de pesquisa de natureza qualitativa, com estudantes de dois cursos de graduação, em duas Universidades públicas do País, localizadas nas regiões Centro Oeste e Sul. Apresenta os principais elementos e estratégias utilizados, no estudo a distância, por estudantes de EaD. Os dados foram levantados via questionário, com 20 questões, elaborado e aplicado no Google Forms, enviado a 283 estudantes, de diferentes regiões do Brasil.Kenski(2012), Moore e Kearsley(2011),Moran(2001) e outros contribuíram conosco Os resultados apontam que mesmo enfrentando adversidades, a maioria dos estudantes consegue driblar as dificuldades e desenvolver seus estudos de maneira autônoma, utilizando-se de estratégias de aprendizagem por meio de trabalhos em grupos, duplas e individualmente. Fazem uso das tecnologias digitais como tablets, smartphones, computador, notebook, netbook, acessam a plataforma de ensino por meio do Polo, de casa, trabalho e outros. Esperamos que os resultados possam contribuir para a elaboração de disciplinas e cursos ofertados por meio da EaD possibilitando aos professores conhecer as principais estratégias de aprendizagem utilizadas pelos discentes, bem como, aos estudantes utilizar das melhores estratégias para sua aprendizagem em colaboração com o outro. Palavras-chave: Educação a Distância, Estratégias Pedagógicas, Ensino e Aprendizagem, Tecnologias Digitais

Publicado
2020-08-28
Como Citar
BITTENCOURT, Cleonice Pereira do Nascimento et al. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTRATÉGIAS DE ENSINO E ESTUDO RESSIGNIFICANDO AS APRENDIZAGENS E A PRESENCIALIDADE. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1577>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC