OTIMIZAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DAS TIC, VISANDO A MELHORIA DOS ÍNDICES EDUCACIONAIS, MINIMIZANDO CUSTOS E O IMPACTO AMBIENTAL, PRIORIZANDO UMA EDUCAÇÃO SEM SOLUÇÃO DE CONTINUIDADE

  • celso tavares

Resumo

Este trabalho propõe efetivar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), melhorado o Ensino de Física, protagonizando o estudante referente à produção e compartilhamento de produções realizadas com o uso de processos tecnológicos digitais. Melhora a relação custo eficiência, com avaliação realizadas de maneira digital, com o “Formulário” do Google. Cria uma ponte entre a educação formal e informal, potencializando uma educação sem solução de continuidade, apoiando a aprendizagem informal, com uso de vídeos tutoriais educacionais. Promove novas comunidades de estudantes usando o modelo Híbrido de educação utilizando-se do Google Sala de Aula. Permite a aprendizagem a qualquer hora melhorando a produtividade em sala. Facilita a aprendizagem individualizada com retorno de avaliações imediatos, escolhendo o “teste com correção automática” do Google, e feedback, em tempo real após o resultado. Isso possibilita eliminar o manuseio e transporte de avaliações formais em folhas de papel, podendo melhorar a qualidade de vida do professor, contribuindo com a natureza, minimizando o impacto ambiental. Ao final de cada conteúdo e avaliado em momento informal, uma nova avaliação em momento formal, com a utilização de dispositivos móveis será proposta. Haverá projeção dos resultados do coletivo usando gráficos em tempo real, sem identificar resultados individuas, com intervenção do professor comentando e tirando dúvidas, em forma de recuperação de conteúdos.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
TAVARES, celso. OTIMIZAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DAS TIC, VISANDO A MELHORIA DOS ÍNDICES EDUCACIONAIS, MINIMIZANDO CUSTOS E O IMPACTO AMBIENTAL, PRIORIZANDO UMA EDUCAÇÃO SEM SOLUÇÃO DE CONTINUIDADE. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1580>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC