NÓS VIVEMOS NO MUNDO E COM O MUNDO: A LEITURA CRÍTICA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E A PRODUÇÃO MIDIÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
A sociedade, nos últimos séculos da grande marcha humana, vem sofrendo profundas e céleres transformações, o que, consequentemente, esculpe novos paradigmas nos modos de ser, pensar, sentir, agir e se comunicar. A interação entre o homem e as tecnologias digitais, como se vê, tem provocado expressivas mudanças no âmbito cultural, histórico, político, econômico e das relações humanas, impulsionando o surgimento de uma sociedade planetária, transnacional, interativa, cujo arranjo organizacional assemelhase a uma teia que interconecta o globo em uma espécie de urdidura sem centro e sem periferia. Sob essa perspectiva, verifica-se que o grande desafio da educação, no terceiro milênio, é abordar tal complexidade de pensamento e de vida. Diante de tudo isso, à luz das contribuições teóricas de Citelli (2014), Freire (1968, 1980, 1984, 1986 e 2000), Junquer (2012), Martín Barbero (2014), Wilson (2013), entre outros, este texto apresenta o projeto de investigação “O mundo editado: exercícios de ver e de produção midiática”, realizado em 2015, no Ensino Médio de uma escola em São Paulo, buscando refletir sobre a importância da leitura crítica dos meios de comunicação e da produção consciente de bens midiáticos na Educação Básica