PANORAMA DE ESTUDOS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA EAD NO BRASIL

  • Ligia Lemos Sousa Nery de Castro
  • Priscila Menarin Cesário

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo identificar, por meio do levantamento e análise de artigos publicados em periódicos especializados em educação a distância, as principais temáticas abordadas por pesquisadores brasileiros na atualidade ao tratar do tema formação continuada de professores da educação básica na EAD. As análises revelaram a existência de uma variedade de temas em debate, mas com predomínio de estudos de caso acerca de propostas metodológicas. Foram identificados pontos de convergência nestes estudos - como a complexidade trazida ao trabalho do professor pelas tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), a defesa de uma formação de professores numa perspectiva crítica e reflexiva e a consideração da educação a distância enquanto política pública relevante para formação continuada de professores no Brasil - e também lacunas, como a falta de pesquisas sobre cursos de formação desenvolvidos por instituições privadas de ensino. Busca-se favorecer a problematização deste quadro, sobretudo no que diz respeito à qualidade da formação oferecida aos docentes da educação básica em nosso país.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
CASTRO, Ligia Lemos Sousa Nery de; CESÁRIO, Priscila Menarin. PANORAMA DE ESTUDOS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA EAD NO BRASIL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1584>. Acesso em: 29 maio 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC