PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O USO DAS TDIC EM SUAS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

  • Rosemary de Fátima Andrade
  • Vanessa Cristine Silva
  • Ana Paula Ferreira Sebastião

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as percepções dos professores participantes de um curso sobre Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação que apresentou as ferramentas: Moodle, G Suite Education e Office 365. O curso foi ofertado como uma opção para a realização de atividades de ensino remoto uma vez que as aulas presenciais seguem suspensas por período indeterminado devido à pandemia de Covid19. Foram utilizados nesta investigação os seguintes instrumentos: Questionário de caracterização dos participantes e Questionário de percepção sobre o curso. As análises das respostas foram fundamentadas em autores como Valente (1999,2014) e Tarouco (2019). Conclui-se que os professores têm interesse em desenvolverem novas competências em relação aos usos das tecnologias, porém eles possuem necessidades especificas em relação a estas. Assim, cabe aos desenvolvedores destes cursos pensarem em diferentes estratégias e conteúdos a fim de atenderem às demandas apontadas por estes professores.


 

Publicado
2020-08-28
Como Citar
ANDRADE, Rosemary de Fátima; SILVA, Vanessa Cristine; SEBASTIÃO, Ana Paula Ferreira. PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O USO DAS TDIC EM SUAS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1587>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC