PERCEPÇÕES DOCENTES E DISCENTES: SIGNIFICAÇÕES DAS ATIVIDADES ONLINE REALIZADAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • LUCIANA MICHELE VENTURA
  • Lisandra Costa Pereira Kirnew
  • Luciane Guimarães Batistella Bianchini
  • Nielce Meneguelo Lobo da Costa
  • Bernadete Lema Mazzafera
  • Mary Sílvea Santana
  • Luciana Tella
  • Isabella Valentini Daher

Resumo

Os brasileiros estão vivenciando um período de excepcionalidade na história recente do país e do mundo. A pandemia obrigou as instituições de ensino, o comércio e outros segmentos da sociedade a realizarem adequações para manter o funcionamento. Diante disso, o objetivo geral do trabalho foi refletir sobre as percepções de docentes e discentes na realização de atividades on-line em tempos de pandemia. Para atender aos questionamentos, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva com análise das significações dos relatos de duas professoras juntamente à análise documental da participação de 40 alunos, de 4 turmas de cursos Técnicos da área de Informação e Comunicação e Gestão e Negócios, no chat síncrono durante as aulas ocorridas no mês de abril de 2020.  Em relação às docentes destaca-se o sentimento de preocupação e ansiedade enquanto um desejo das mesmas em organizar suas práticas mediadas pela tecnologia da melhor forma possível. Nos relatos dos alunos prevaleceram vocábulos que demonstraram, no momento da pesquisa, motivação e interesse em aprender os conteúdos curriculares. É possível diversificar as experiências de aprendizagem que neste período atestam as grandes diferenças sociais e econômicas do país, bem como, o processo de ensino e aprendizagem mediado por professores deve ser sensível a essa questão.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
VENTURA, LUCIANA MICHELE et al. PERCEPÇÕES DOCENTES E DISCENTES: SIGNIFICAÇÕES DAS ATIVIDADES ONLINE REALIZADAS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1588>. Acesso em: 19 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC