PHOTOVOICE: UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM ESTUDANTES DE TURISMO DO CEDERJ
Resumo
As imagens constituem a narrativa da contemporaneidade, inclusive no turismo. Neste sentido, a “educação do olhar” é fundamental para a aprendizagem e “emancipação” do sujeito contemporâneo. Considerando que o turismo é um objeto prenhe de linguagem visual, no âmbito do ensino superior em turismo, pressupõe-se entre as competências associadas ao conteúdo curricular, que os estudantes sejam capazes de refletir criticamente sobre o papel da imagem na produção e consumo do espaço turístico. Subvertendo as limitações da presencialidade/distância no ensino EaD, o uso de metodologias visuais configura uma estratégia de aprendizagem que proporciona uma aproximação do cotidiano do discente. Neste sentido, com objetivo de propor o uso da fotografia participativa no ensino-aprendizagem de estudantes de Turismo do CEDERJ, a metodologia deste trabalho envolve a abordagem qualitativa, descritiva exploratória, a partir da pesquisa participante, com uso da técnica photovoice para uma prática didático-pedagógica visual, em desenvolvimento no âmbito da disciplina “Turismo e Sociedade”.