PHOTOVOICE: UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM ESTUDANTES DE TURISMO DO CEDERJ

  • Milena Manhaes Rodrigues
  • Andreia Pereira de Macedo
  • Renato de Oliveira dos Santos

Resumo

As imagens constituem a narrativa da contemporaneidade, inclusive no turismo. Neste sentido, a “educação do olhar” é fundamental para a aprendizagem e “emancipação” do sujeito contemporâneo. Considerando que o turismo é um objeto prenhe de linguagem visual, no âmbito do ensino superior em turismo, pressupõe-se entre as competências associadas ao conteúdo curricular, que os estudantes sejam capazes de refletir criticamente sobre o papel da imagem na produção e consumo do espaço turístico.   Subvertendo as limitações da presencialidade/distância no ensino EaD, o uso de metodologias visuais configura uma estratégia de aprendizagem que proporciona uma aproximação do cotidiano do discente. Neste sentido, com objetivo de propor o uso da fotografia participativa no ensino-aprendizagem de estudantes de Turismo do CEDERJ, a metodologia deste trabalho envolve a abordagem qualitativa, descritiva exploratória, a partir da pesquisa participante, com uso da técnica photovoice para uma prática didático-pedagógica visual, em desenvolvimento no âmbito da disciplina “Turismo e Sociedade”.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
RODRIGUES, Milena Manhaes; MACEDO, Andreia Pereira de; SANTOS, Renato de Oliveira dos. PHOTOVOICE: UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM ESTUDANTES DE TURISMO DO CEDERJ. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1589>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC