PLANEJAMENTO DE ENSINO DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA À DISTÂNCIA
Resumo
O presente estudo versa sobre o planejamento pedagógico de um curso de formação continuada oferecido na modalidade da educação a distância, EaD, a profissionais tradutores intérpretes de língua de sinais (TILS) atuantes em instituições federais de ensino superior. Como recorte de uma pesquisa[1] que investiga a formação continuada e desenvolvimento profissional nessa modalidade, estando a mesma em etapa inicial de análise, são apresentados componentes didáticos que foram sistematizados e organizados em um Mapa de Atividades (ZANOTTO; BIANCHI, 2018). Levando-se em conta o potencial da educação a distância e que essa modalidade tende a ser cada vez mais uma tendência prática de aprimoramento, formação profissional inicial e continuada, torna-se relevante refletir sobre aspectos e níveis de planejamento que possam subsidiar propostas e ações formativas frente aos desafios e obstáculos observados nessa modalidade de ensino, em atenção a demandas e necessidades formativas de diferentes categorias e interesses profissionais.