PLANEJAMENTO DE ENSINO DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA À DISTÂNCIA

  • Priscila Regina Gonçalves de Melo Giamlourenço
  • Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
  • Lara Ferreira dos Santos

Resumo

O presente estudo versa sobre o planejamento pedagógico de um curso de formação continuada oferecido na modalidade da educação a distância, EaD, a profissionais tradutores intérpretes de língua de sinais (TILS) atuantes em instituições federais de ensino superior. Como recorte de uma pesquisa[1] que investiga a formação continuada e desenvolvimento profissional nessa modalidade, estando a mesma em etapa inicial de análise, são apresentados componentes didáticos que foram sistematizados e organizados em um Mapa de Atividades (ZANOTTO; BIANCHI, 2018).  Levando-se em conta o potencial da educação a distância e que essa modalidade tende a ser cada vez mais uma tendência prática de aprimoramento, formação profissional inicial e continuada, torna-se relevante refletir sobre aspectos e níveis de planejamento que possam subsidiar propostas e ações formativas frente aos desafios e obstáculos observados nessa modalidade de ensino, em atenção a demandas e necessidades formativas de diferentes categorias e interesses profissionais.


 


 

Publicado
2020-08-28
Como Citar
GIAMLOURENÇO, Priscila Regina Gonçalves de Melo; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; SANTOS, Lara Ferreira dos. PLANEJAMENTO DE ENSINO DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA À DISTÂNCIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1590>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC