OS SENTIDOS DA DOCÊNCIA VIRTUAL

  • Paula Lemos Silveira

Resumo

O presente artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado em educação. A problemática questionou quais os sentidos da docência para um grupo de professores que atuavam em ambientes virtuais? a pesquisa foi realizada com um grupo de docentes virtuais, com o objetivo de analisar e questionar os sentidos da docência. Para tanto, utilizou-se das entrevistas narrativas como ferramenta metodológica, caracterizando a pesquisa como qualitativa. Na produção dos dados, evidenciou-se que os sentidos da docência se caracterizaram pela interação, autonomia e o protagonismo no meio on-line. O resultado da pesquisa contribui para os estudos da docência, relacionando os sentidos do ser docente aos ambientes virtuais, embasada pelas leituras de Schlemmer (2010) e de Mill (2012, 2015), no que se refere aos temas da Docência, Educação a Distância, Ambientes Virtuais. Os temas relacionados às mudanças na sociedade, Lévy (1996, 1999, 2000) e narrativas, Meyer e Paraíso (2014) e Larrosa (2002, 2014, 2017).

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SILVEIRA, Paula Lemos. OS SENTIDOS DA DOCÊNCIA VIRTUAL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1591>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC