PLANEJAMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM JOGOS DIGITAIS EDUCATIVOS
Resumo
A aprendizagem baseada em jogos digitais vem conquistando adeptos entre muitos educadores no momento de planejar suas práticas pedagógicas. No entanto, ainda são poucos os professores que se sentem seguros para aplicá-los no processo de ensinoaprendizagem. As dificuldades vão desde como e onde encontrar os jogos na internet, escolher dentre as ofertas existentes, até identificar suas características e elementos que possam apoiar um planejamento de atividades voltadas aos conteúdos curriculares. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado em andamento cujo objetivo principal é criar, testar e propor uma metodologia de pesquisa que ajude os professores na busca, análise e planejamento de jogos digitais educativos em suas práticas pedagógicas. Na produção de dados aplicamos questionários online durante a formação de três grupos: professores do ensino superior, da educação básica e estudantes de Pedagogia. Como resultados preliminares, constatamos que, apesar das diferenças de idade e experiência docente, os respondentes, em sua maioria, pesquisam jogos de maneira semelhante, analisam seus elementos com aspectos em comum e planejam estratégias relativamente similares.