O ENSINO DA ANATOMIA HUMANA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O ensino de anatomia humana é frequentemente abordado com valorização apenas da transmissão e memorização das morfologias e fisiologias dos órgãos que compões os sistemas orgânicos. A partir disso, é necessário a busca de métodos que amparem esse ensino e tornem a transmissão de conhecimento um momento prazeroso. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo relatar a experiência de confecção e aplicação de um jogo didático como estratégia facilitadora no ensino de anatomia humana para alunos do ensino médio. O jogo foi criado por acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública de ensino superior e posto em prática durante uma Feira de Profissões, com isso, os alunos do Ensino Médio podiam participar livremente. Primeiramente, foi montado uma barraca para que abrigasse o jogo, do lado de fora era realizada uma pequena explicação sobre determinados assuntos com quem quisesse participar e do lado de dentro a dinâmica acontecia. A dinâmica consiste em uma brincadeira de perguntas e respostas em forma de “Tabuleiro Anatômico”, o qual possuía 06 níveis, e que duas duplas podiam participar. Basicamente, vence a dupla que responder, primeiramente, as perguntas. Participaram da dinâmica cerca de 100 alunos e todos avaliaram o jogo como excelente. Logo, percebe-se que o jogo exigiu capacidade de concentração e raciocínio integrado ao conhecimento corporal de si, dado que eram perguntas relacionadas à anatomia humana, como Oliveira; Abreu (2016) afirmam como positivo.