O ENVELHECIMENTO ATIVO E A INCLUSÃO DIGITAL – A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA UNIVERSIDADE.

  • ROUSEANE DA SILVA PAULA QUEIROZ
  • Pauleany Simões Morais

Resumo

Esta pesquisa surgiu no contexto da EdUCA – Escola de Extensão da UERN – no Campus de Natal. A investigação aqui ora apresentada tem o propósito de compreender a relação que pessoas em processo de envelhecimento, em especial, idosos estabelecem com as tecnologias da informação e comunicação (TICs), na EdUCA, nas turmas de Inclusão Digital. Para realização da pesquisa, assumimos como fundamentos os estudos sobre envelhecimento humano e as discussões sobre inclusão digital. Do ponto de vista metodológico, utilizamos as entrevistas semiestruturadas, bem como a análise do conteúdo do discurso. Os sujeitos revelaram que a inclusão digital para esses sujeitos trouxe relevantes conquistas, no que diz respeito à qualidade de vida, tais como: o usufruto dos benefícios digitais; a integração social por meio do acesso às redes de comunicação. A superação em ultrapassar os condicionamentos culturais impostos, o acesso ao conhecimento e a outro espaço relacional, revelaram-se elementos fundamentais para a promoção da autonomia e autoestima.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
DA SILVA PAULA QUEIROZ, ROUSEANE; SIMÕES MORAIS, Pauleany. O ENVELHECIMENTO ATIVO E A INCLUSÃO DIGITAL – A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA UNIVERSIDADE.. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1597>. Acesso em: 12 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição