SOFTWARE CMAPTOOLS: A CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DA BIOLOGIA

  • Letícia Ferreira
  • Lucila Akiko Nagashima
  • Marcia Regina Royer

Resumo

O uso de recursos tecnológicos para o processo de ensino tem se mostrado cada vez mais presente na atualidade. A geração tecnológica secular ao qual remetem os estudantes exige potencialidades de aprendizagem que denotam resultados significativos. Uma proposta para tal questão foi elencada para o desenvolvimento deste trabalho, no qual, partiu-se da seguinte indagação: O uso de software para a construção de mapas conceituais apresenta-se como mecanismo viável de avaliação de aprendizagem em assuntos específicos da Biologia? Partindo-se deste princípio, objetivou-se analisar o aplicativo Cmaptools para a construção de mapas conceituais como recurso educativo e avaliativo para uma aprendizagem significativa de assuntos da Evolução Biológica e da Evolução Humana, com acadêmicos do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas. Os dados obtidos sucederam a momentos de estudos decorridos de uma oficina, no qual, foram construídos mapas conceituais na plataforma sobre as temáticas específicas da área. Os resultados obtidos pela análise qualitativa dos mapas conceituais construídos se deram pela verificação dos aspectos hierárquicos, conceituais e as relações determinadas pelos acadêmicos na elaboração dos seus mapas. Concluiu-se que a técnica de mapear conceitos incorporados ao aplicativo digital apresenta caráter positivo para uma aprendizagem significativa e avaliativa de tópicos teóricos.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
FERREIRA, Letícia; NAGASHIMA, Lucila Akiko; ROYER, Marcia Regina. SOFTWARE CMAPTOOLS: A CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DA BIOLOGIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1598>. Acesso em: 13 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC