EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE SOLOS À DISTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

  • ANNA HOFFMANN OLIVEIRA

Resumo

O solo, recurso natural frágil, finito, não renovável, parte fundamental do ecossistema e pré-requisito à vida na Terra, vem sendo degradado em larga escala. Um recurso eficaz para estimular a sua conservação é a Educação Ambiental em Solos, pois aumentar a consciência ambiental quanto a este recurso contribui para a reversão do processo de degradação. Com enfoque na Educação Infantil, o presente trabalho teve como objetivo abordar o contexto da Educação Ambiental à distância, bem como a Educação em Solos considerando possíveis propostas metodológicas para a Educação Ambiental de Solos à distância na Educação Infantil. A metodologia adotada para subsidiar o estudo foi o levantamento bibliográfico, com caráter exploratório. A partir da pesquisa verificou-se o ineditismo de ensino de solos à distância na Educação Infantil de 0 a 5 anos, embora as crianças tenham condições de se posicionarem criticamente quando estimuladas a participar. Apesar da importância das práticas de aprendizagem presenciais, é possível o desenvolvimento de materiais paradidáticos, incluindo vídeos explicativos, que contemplem brincadeiras, jogos, histórias, atividades com manipulação de solos, entre outros, possíveis de serem realizados através de mediação à distância, tanto do professor como do espaço físico da escola. Para isso, enfatiza-se a necessidade de formação continuada em solos dos professores. Palavras-chave: consciência pedológica, educação básica, práticas de aprendizagem.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
OLIVEIRA, ANNA HOFFMANN. EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE SOLOS À DISTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1599>. Acesso em: 19 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC