EDUCAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA: OFICINA ONLINE DE REMIXAGEM DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.

  • Felipe Do Espirito Santo
  • Rosemary Rodrigues de Rodrigues

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido durante o período de isolamento social devido à Covid-19 no primeiro semestre de 2020. Nesse momento muitas instituições recorreram as TDICs para prosseguirem com seu semestre letivo. A sala de aula presencial deu lugar de modo emergencial aos aplicativos de videoconferência e as aulas à distância. A pesquisa em tela é fruto de coleta.de dados de pesquisa de Mestrado prevista para ser realizada presencialmente e adaptada para a modalidade à distância. A oficina apresentada nesse trabalho havia sido realizada em outras oportunidades em um formato presencial tradicional e teve sua primeira experiência totalmente online, sincrônica, com uma turma de licenciandos de um curso de Ciências Biológicas por meio do uso das TDICs para a criação de um REA. Em consonância com o paradigma qualitativo que orientou esta investigação, a metodologia utilizada para a recolha de dados fora o estudo de caso. Os sujeitos consentiram na gravação em vídeo e áudio de todo o processo e disponibilização dos dados. A realização da oficina em um formato online permitiu explorar novas formas de colaboração entre os participantes, apresentar possibilidades das ferramentas online que os sujeitos envolvidos conheciam apenas superficialmente ou não haviam explorado em sua totalidade. Palavras-chave: Formação inicial de professores. Tecnologias digitais da informação e comunicação. Recursos educacionais abertos.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SANTO, Felipe Do Espirito; RODRIGUES, Rosemary Rodrigues de. EDUCAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA: OFICINA ONLINE DE REMIXAGEM DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1601>. Acesso em: 15 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC