A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA, BIOLOGIA E ARTE: AVALIAÇÃO DO ESTADO DA ARTE, O USO DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA POR EAD E A EXTRAÇÃO DE PIGMENTOS NATURAIS A PARTIR DE MATERIAIS DE FÁCIL ACESSO
Resumo
As tecnologias de informação e comunicação (TICs) juntamente com a interdisciplinaridade estão ocasionando diversas mudanças no setor educacional. Neste trabalho foi realizada uma pesquisa sobre o estado da arte nos períodos de 2000-2010 e 2010-2020, uma avaliação diagnóstica sobre a utilização da química e biologia na arte a partir da aplicação de um questionário do Google Forms e a produção de tintas naturais utilizando a técnica a têmpera. Os resultados obtidos mostraram que ocorreu um aumento de 72% na publicação de trabalhos a respeito de pigmentos naturais. Trabalhos relacionados a pintura a têmpera tiveram um decréscimo de 39,5%. Em relação a pigmentos de plantas em obras de arte, ocorreu um aumento de 45,9%. Alunos de faixa etária 18-28 anos e os que possuem ensino técnico em química ou controle ambiental demonstraram desenvolver melhor suas respostas. Observou-se também que os alunos, em geral, responderam de forma mais adequada as perguntas mais relacionadas com sua área de formação. Foram produzidas tintas naturais a partir da beterraba, vegetais, borra de café, entre outros. Dessa maneira, o uso de uma TIC possibilitou ser realizada a avaliação diagnóstica desses estudantes, e a interdisciplinaridade se tornou útil no sentido de integrar conteúdos de ciências e arte, fornecendo um conhecimento mais amplo. Foi possível produzir tintas que não causam qualquer tipo de dano à natureza ou ao organismo a partir de materiais de fácil acesso.