TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA IDENTIFICAÇÃO DO IMPACTO DA PANDEMIA DO COVID-19 EM ESTUDANTES E MANEJOS NO RETORNO PRESENCIAL ÀS AULAS
Resumo
A saúde mental de uma população pode sofrer impactos diante da vivência de pandemias. Desde março de 2020, a pandemia causada por COVID-19 gerou medidas de afastamento social, fechamento de comércio e suspensão de aulas presenciais. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) atuam de forma benéfica para o processo de ensino/aprendizagem e podem ser bastante úteis nesse momento. A pesquisa possui delineamento quantitativo transversal e está sendo realizada com 98 estudantes do IFRS, na região metropolitana de Porto Alegre/RS, com objetivo de identificar sinais de estresse, depressão e ansiedade durante o período de distanciamento social originado pela COVID-19. Foi utilizado como instrumento para coleta de dados um questionário online autoaplicável, incluindo uma ficha de dados sociodemográfico e Depression, Anxiety and Stress Scale short form (DASS-21). Ao analisar-se a correlação entre ansiedade, depressão e estresse, com n = 98, foram encontradas correlações positivas, fortes e estatisticamente significativas. A correlação entre ansiedade e depressão apresentou r = 0,675 (p < 0,001; IC 95% [0,550 - 0,770]); entre ansiedade e estresse r = 0,774 (p < 0,001; IC 95% [0,681 - 0,843]) e entre depressão e estresse r = 0,810 (p < 0,001; IC 95% [0,729 - 0,869].