O LÚDICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DE DESIGN DE JOGOS EDUCACIONAIS DO LABORATÓRIO

  • Priscilla Maria Cardoso Garone

Resumo

Este artigo apresenta a experiência de Design de Jogos para a Educação a distância desenvolvidos pelo Laboratório de Design Instrucional da Universidade Federal do Espírito Santo. O objetivo é apresentar a metodologia de projeto utilizada pelo laboratório por meio do estudo de caso de um jogo desenvolvido para o curso de Biologia a distância. O artigo apresenta a problemática do desenvolvimento de jogos para essa modalidade educacional, ao considerar a interdisciplinaridade e a colaboração como elementos fundamentais no design desse tipo de recurso, que deve envolver professores, tutores e estudantes. Em seguida, é descrita a metodologia utilizada e é apresentado um estudo de caso em que essa foi aplicada. O jogo foi desenvolvido considerando o contexto pedagógico, organizacional e tecnológico, para uso síncrono e como forma de revisão dos conteúdos estudados em um semestre letivo. Por fim, os resultados demonstram que o jogo desenvolvido segundo a metodologia proposta consiste em uma contribuição para a problemática, ao cumprir o seu papel pedagógico por meio do desenvolvimento de um projeto colaborativo e interdisciplinar.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
MARIA CARDOSO GARONE, Priscilla. O LÚDICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DE DESIGN DE JOGOS EDUCACIONAIS DO LABORATÓRIO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1604>. Acesso em: 18 fev. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição