A CULTURA DIGITAL PRESENTE NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): DISCUSSÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Resumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz como a quinta competência a cultura digital, sendo materializada em nossa sociedade pelo uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Tal fato gera como urgência a necessidade de discussões a respeito das propostas desse documento para a educação e como se dá o uso de tais tecnologias na prática docente. Assim, o trabalho buscou analisar a relação da cultura digital presente na BNCC e suas implicações na prática pedagógica. A metodologia qualitativa contemplou as seguintes etapas: 1) revisão de obras literárias acerca do tema estudado; 2) aplicação de questionário como instrumento de coleta de dados; 3) análise e interpretação dos resultados. Nesta perspectiva, 124 professores que atuam na Educação Básica participaram da coleta de dados, assim identificamos seu perfil e suas concepções sobre o desenvolvimento da cultura digital na prática pedagógica. Os principais resultados indicam que ainda é um desafio a aplicabilidade da cultura digital na prática dos professores, necessitando de formação continuada para que tenham maior autonomia e possam atuar de forma mais crítica e reflexiva, visando trazer novas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Cultura Digital; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).