A CULTURA DIGITAL PRESENTE NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): DISCUSSÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA

  • Claudia Amorim Francez Niz
  • Milena Aparecida Vendramini Sato
  • Adriana Cristina Lázaro
  • Thaís Cristina Rodrigues Tezani

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz como a quinta competência a cultura digital, sendo materializada em nossa sociedade pelo uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Tal fato gera como urgência a necessidade de discussões a respeito das propostas desse documento para a educação e como se dá o uso de tais tecnologias na prática docente. Assim, o trabalho buscou analisar a relação da cultura digital presente na BNCC e suas implicações na prática pedagógica. A metodologia qualitativa contemplou as seguintes etapas: 1) revisão de obras literárias acerca do tema estudado; 2) aplicação de questionário como instrumento de coleta de dados; 3) análise e interpretação dos resultados. Nesta perspectiva, 124 professores que atuam na Educação Básica participaram da coleta de dados, assim identificamos seu perfil e suas concepções sobre o desenvolvimento da cultura digital na prática pedagógica. Os principais resultados indicam que ainda é um desafio a aplicabilidade da cultura digital na prática dos professores, necessitando de formação continuada para que tenham maior autonomia e possam atuar de forma mais crítica e reflexiva, visando trazer novas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Cultura Digital; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).

Publicado
2020-08-28
Como Citar
NIZ, Claudia Amorim Francez et al. A CULTURA DIGITAL PRESENTE NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): DISCUSSÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1605>. Acesso em: 21 abr. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Epistemologia e Produção de conhecimento no contexto da Educação e Tecnologias