A INTEGRAÇÃO DO LABORATÓRIO VIRTUAL “PHET INTERACTIVE SIMULATIONS” NO ENSINO DE FÍSICA

  • João Pedro Mardegan Ribeiro

Resumo

Professores e pesquisadores da área de ciências de todo o mundo vêm relatando acerca das dificuldades em ensinar física, uma vez que grande parte dos alunos não possui interesse em aprender conteúdos inerentes a essa área. Essas dificuldades são decorrentes de vários fatores, e entre estes, um deles é o uso exclusivo do método expositivo. Deste modo, surgiu o estudo de outras metodologias para complementar as práticas pedagógicas, visando potencializar as relações de ensino e aprendizado de física. Uma dessas metodologias é o uso das tecnologias da informação, onde está inserido o laboratório virtual PhET. Logo, ao principal objetivo deste trabalho, coube analisar a eficiência da adaptação do software PhET integrado a aula expositiva no ensino de física. A pesquisa consistiu em analisar o desempenho de oitenta alunos de duas turmas de primeiro ano do ensino médio frente a duas etapas de ensino, uma delas usando somente o método expositivo, e na outra, usando o software PhET integrado ao método expositivo, baseado nos conteúdos de mecânica. Os principais resultados demonstraram que quando houve o uso dessa ferramenta durante as aulas, os alunos alcançaram resultados muito mais positivos do que quando somente houve a aula expositiva. Em linhas gerais, a pesquisa demonstrou que o PhET é uma alternativa muito eficiente no ensino de física, e que deve ser ambientado cada vez mais nos planos de ensino para melhorar os índices de ganho conceitual dos alunos.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
RIBEIRO, João Pedro Mardegan. A INTEGRAÇÃO DO LABORATÓRIO VIRTUAL “PHET INTERACTIVE SIMULATIONS” NO ENSINO DE FÍSICA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1607>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC