EDUCAÇÃO MÓVEL EM UM MUNDO HÍBRIDO: MLEARNING PARA A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Resumo
O aprendizado móvel (mlearning) vem emergindo como uma inovação com enorme potencial para transformar a prática educacional. Porém, pesquisas abordando como o mlearning pode impactar o ensino e aprendizagem de idiomas ainda são limitadas. Este estudo envolveu a análise de publicações de 2010 a março de 2019 (N = 18) que abordaram o mlearning no contexto de ensino e aprendizagem de um segundo idioma. Os objetivos foram verificar em que perspectiva o mlearning foi empregado, que fatores críticos de sucesso (FCS) influenciaram a sua implementação e possíveis lacunas de estudo que precisam ser preenchidas. Os resultados indicaram que: i) o mlearning foi mais investigado no nível educacional terciário, ii) a perspectiva dos alunos foi o foco da maioria das publicações, iii) o inglês é o idioma alvo em todos os estudos e iv) o tópico dominante sobre este tema é ‘mlearning: tecnologias, aplicativos e usos’. Um total de 19 FCS foram apontados em 14 publicações e a assimilação do currículo (50%) foi o FCS mais citado. Os resultados indicam que houve um aumento recente de interesse no mlearning. Palavras-chave: aprendizado móvel, ensino de língua estrangeira, aprendizado de inglês, tecnologias digitais, FCS.