EFICÁCIA DE UM PROGRAMA APLICADO POR PAIS PARA ENSINO DE NOMEAÇÃO DE ESTADOS EMOCIONAIS A CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

  • Ana Luísa Polizel Libardi
  • Lívia Gabriela Campos Balog
  • Camila Domeniconi

Resumo

O presente trabalho faz parte do projeto de pesquisa de mestrado da primeira autora, que está em andamento. A pesquisa se propõe a investigar a eficácia de um programa aplicado por pais que visa ensinar repertórios de reconhecer e nomear estados emocionais a partir de expressões faciais para crianças com TEA por meio de um recurso audiovisual. Participarão do estudo três crianças com TEA e seus respectivos pais, e o delineamento será de múltiplas sondagens entre os participantes. As sondagens serão realizadas uma vez por semana, enquanto que a linha de base acontecerá três vezes por semana. As emoções serão divididas em dois conjuntos: 1) alegria e tristeza e 2) raiva e medo. O procedimento será dividido nas seguintes condições: a) Treinamento de pais; b) Sondagem; c) Linha de base; d) Treino de nomeação; e) Teste acumulativo. A análise de dados será realizada a partir da relação entre a porcentagem de acertos das crianças (variável dependente) na condição experimental de treino de nomeação (variável independente). Palavras-chave: Nomeação de emoções, treinamento de pais, Transtorno do Espectro do Autismo.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
LIBARDI, Ana Luísa Polizel; BALOG, Lívia Gabriela Campos; DOMENICONI, Camila. EFICÁCIA DE UM PROGRAMA APLICADO POR PAIS PARA ENSINO DE NOMEAÇÃO DE ESTADOS EMOCIONAIS A CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1612>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC