EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS, COMO MANTER A FORMAÇÃO EM CADEIA CRIATIVA E A HUMANIDADE NA ESCOLA POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

  • cristina rosa david pereira da silva
  • Cristina Ramos da Silva

Resumo

Este artigo aborda a importância da formação contínua de professores e coordenadores pedagógicos, tomando como referencial a proposta crítico- colaborativa, por meio das experiências vivenciadas por pesquisadoras nas redes privada de São Paulo e do relato de experiência em meio à pandemia do vírus covid-19. Tomamos como objetivo compreender a importância do papel do gestor-formador na formação contínua de professores e coordenadores pedagógicos. Os estudos estão baseados nos conceitos centrais da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (TASHC) e da formação contínua sob a perspectiva crítico-colaborativa. As ações das pesquisadoras foram realizadas por meio da metodologia da Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol), pensando a transformação intencional de contextos e dos participantes. O contexto da pesquisa são escolas da rede particular com unidades em três regiões (norte, sul e leste) da capital de São Paulo. A coleta e a produção de dados ocorreram por meio da observação participante das pesquisadoras durante o processo formativo. Os resultados apontam para a importância da promoção do processo crítico-colaborativo em espaço privilegiado na formação contínua para articular ações de transformação da prática. Palavras-chave: Formação Contínua; Gestão escolar; Colaboração Crítica; Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SILVA, cristina rosa david pereira da; SILVA, Cristina Ramos da. EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS, COMO MANTER A FORMAÇÃO EM CADEIA CRIATIVA E A HUMANIDADE NA ESCOLA POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1613>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC